top of page
Laboratório de ciências

Por quê?
Motivação: O nosso foco é o Hidrogênio Verde

Com o agravamento das mudanças climáticas globais, a intensificação da crise do petróleo e o impacto cada vez maior do crescimento populacional, a implementação de estratégias de desenvolvimento energético sustentável é essencial. No contexto dos esforços para alcançar o objetivo da neutralidade de carbono, os países estão explorando, investigando e implementando novas tecnologias energéticas de vanguarda.

A energia proveniente do hidrogênio tem atraído muita atenção como uma energia limpa, eficiente e sustentável, possuindo vantagens como: ser livre de poluição, renovável, com recursos abundantes e alto valor calorífico de combustão. A energia do hidrogênio terá uma papel importante no sistema de energia verde da sociedade internacional no futuro, considerada como o portador de energia mais potencial no futuro. Além disso, a produção de hidrogênio por eletrólise da água pode, efetivamente, estabilizar a intermitência das energias eólica e solar.

 

Desde os anos 90, a energia do hidrogênio tem atraído a atenção generalizada de todo o mundo e a "economia do hidrogênio" tornou-se um novo campo de competição energética no século XXI. Os principais países desenvolvidos do mundo e as organizações internacionais atribuíram grande importância à energia do hidrogênio e investem fortemente na em tecnologias relacionadas com a energia do hidrogênio.

O desenvolvimento de uma diversidade de matrizes energéticas sustentáveis e confiáveis que poderão suprir as necessidades de energia de uma população em crescimento é um grande desafio mundial atualmente e o hidrogênio uma solução viável.

 

Para contribuir com a resolução desses desafios e desenvolver novas tecnologias por meio de pesquisa aplicada e das tecnologias existentes em todo o mundo, o TecHUB Hidrogênio Verde busca integrar projetos e soluções focados em hidrogênio verde em um único ambiente colaborativo de plantas-piloto para gerar, armazenar e fornecer energia.

Criação de um ambiente dinâmico, colaborativo e aberto para a prospecção, avaliação e acompanhamento de arranjos técnicos, comerciais e tecnologias que envolvam e fomentem a cadeia de valor do hidrogênio verde.

O objetivo é impulsionar soluções capazes de gerar negócios através de investimento em PD&I na cadeia de valor do hidrogênio verde.

Disponibilizaremos conteúdos exclusivos bimensais tratando de temas relevantes, estado da arte e atualizações dos projetos em andamento do TecHUB Hidrogênio Verde. Além disso, promoveremos encontros presenciais e virtuais com especialistas no ramo, incluindo workshops com a presença de palestras internacionais.

Turbinas de energia verde

Como?

Protótipo de design

Público-alvo

Temos interesse em nos conectar com empresas, centros de pesquisa, universidades e startups que atuem em algum ponto da cadeia de valor do Hidrogênio Verde:

- Baterias

- Agrícola/fertilizantes

- Petroquímica

- Energia

- Metalúrgica

- Química e Farmacêutica

- Mobilidade/Transporte

- Indústria Aeroespacial

- Investidores

- Agência de fomento e regulação

- Consumidores

bottom of page